News
Loading...

Acompanhe nossa Série!

Música

Featured Post

1001 Discos para Ouvir Antes de Morrer

Olá queridos cyberfriends! Este é um novo e ambicioso projeto de música que vamos desenvolver aqui no Universo Alternativo, provavelmen...

Como conseguir emprego sem abrir mão do seu estilo alternativo?

Como conseguir emprego sem abrir mão do seu estilo alternativo?
Olá querido cyberfriend!


O ano já é 2020, mas percebo que aqui no Brasil, muitas pessoas ainda enfrentam problemas quando trata-se de encontrar um emprego sem que precise abrir mão do estilo alternativo. Eu recebi uma pergunta no primeiro vídeo da série sobre Moda Alternativa que estou desenvolvendo aqui no Universo Alternativo, de um inscrito do canal que me fez a seguinte pergunta abaixo, e que vou falar um pouco mais sobre o assunto hoje. Acompanhe o texto até o final e compartilhe sua opinião e experiências sobre o tema nos comentários!

Clique na imagem para assistir ao vídeo.

Como é um assunto interessante que praticamente toda pessoa com estilo diferente lida cedo ou tarde, vamos falar um pouco sobre isto. Eu já gostaria de começar dizendo que sim, muitas pessoas julgam pelas aparências antes mesmo de nos conhecer, mas o fator essencial que realmente faz a diferença na hora de você conseguir um trabalho onde quer que seja e que também é levado em consideração ao lidar com a sociedade no geral, independente do estilo, é o seu comportamento. Devemos levar em consideração exceções gerais como aquelas profissões mais sérias, as quais valeriam uma discussão à parte, mas tratando-se do mercado mais comum para trabalhos, o que realmente conta é seu comportamento. Pelo menos é o que percebo.

É claro que muitas subculturas carregam em si algumas correlações que não representam todos os indivíduos pertencentes à elas, e isto é óbvio, pois cada um de nós antes de sermos um grupo, somos um indivíduo e temos nossa própria existência individual. No entanto, é inegável o fato de tais associações terem existido no passado, um exemplo comum disso é a associação negativa que as tatuagens tinham há algum tempo. Felizmente, devido a postura das pessoas que adotaram esta arte e a popularização da mesma, a consciência coletiva a cerca disto tem mudado radicalmente. Além de muitas vezes ser considerado algo belo, passou a ser visto como uma forma de arte. Isso também se expande para outros aspectos como cabelos coloridos, por exemplo. 

Então, pode-se afirmar que uma postura positiva e pacífica da pessoa contribui com a disseminação de novas ideias que quebram as associações negativas antigas, e é ainda algo melhor e mais eficaz quando é feito de forma coletiva. Felizmente, a humanidade como um todo tende a caminhar para um modo de vida mais pacífico no geral. Seja como for, o que eu gostaria de passar como conselho aqui é para não se preocupar tanto com tais aspectos, e ir em suas entrevistas, ou qualquer outro lugar, de maneira bem vestida (elegante, de forma simples) e comportar-se de maneira natural, tranquila, com educação. Não é preciso abrir mão de quem você é de forma alguma, até porque isto é impossível, no entanto, mantenha a mente aberta de que neste mundo existem pessoas de todos os tipos, e as formas como elas reagem a você dizem muito mais sobre elas mesmas do que a respeito de quem você é. Se você está seguro de seu profissionalismo, de que é verdadeiramente capaz e apto ao trabalho que deseja, é certo que o conseguirá. Se não for naquele local, haverá uma oportunidade melhor. Mantenha seu ânimo e seu comportamento e foque no trabalho. De maneira geral, os empregos mais comuns não costumam apresentar grandes problemas com relação à isto, eu mesma fui uma das primeiras de cabelos coloridos a trabalhar em um shopping relativamente muito popular (o Interlagos, em São Paulo), logo na época em que os cabelos coloridos ainda eram uma novidade e não tão popular como atualmente. Antes disso ainda trabalhei no Morumbi e nunca tive problemas algum com isto, muito pelo contrário, haviam pessoas que visitavam a loja e sempre procuravam conversar comigo. Ou seja, o fato de você ser diferente, pode até mesmo ser um ponto positivo! O segredo de tudo é você ter uma noção clara sobre quem você é e não aceitar a ofensa de quem te olha torto, até porque, quem está com a mente presa em preconceitos e julgamentos não é você e sim aquele que te julga. Faça um teste, adote esta perspectiva e veja como as coisas podem mudar. 

Se a área que você deseja trabalhar é algo mais sério, também há maneiras de se lidar com isto. Geralmente, o vestuário de algumas profissões por si só já fazem o trabalho de deixar as tatuagens ou bodymodifications discretas. Agora se for algo mais visível como uma cor de cabelo ou até mesmo um estilo específico de roupas que você gosta de usar, as possibilidades são infinitas! Você pode usar uma versão mais simples do que gosta de usar e deixar as composições de looks mais elaboradas pra usar quando houver algum evento, ou se for o caso, pode muito bem criar sua própria profissão! Hoje em dia, com a internet, ficou muito mais fácil trabalhar como autônomo podendo ser quem você é! Ou se você prefere trabalhar em empresas, foque diretamente naquelas que já tem uma certa aceitação com relação à vestuário/estilo diferente (geralmente livrarias são assim) ou busque diretamente algo relacionado ao que é diferente em você. Por exemplo, se você gosta muito de maquiagem, pode buscar trabalho diretamente em lojas e boutiques que esse aspecto é um diferencial à seu favor. Se gosta de vestir-se diferente, pode focar em lojas de roupas e etc. As possibilidades são infinitas. 

Eu super acredito na possibilidade de vir à existir muito brevemente advogados e até mesmo médicos e profissões consideradas mais sérias com indivíduos que gostam de expressar um visual diferente, sem que isso os desvalorizem ou prejudiquem de forma alguma. Vale relembrar que a essência de tudo vai residir no comportamento da pessoa e na dedicação a seu trabalho, seja ele qual for. Eu realmente acredito que estamos em um processo de mudança que não ocorre somente aqui no Brasil, mas no mundo inteiro, onde pode ser até mais avançado. Neste momento atual pode parecer devagar demais e até mesmo ilusório, mas sim, está acontecendo. As grandes mudanças começam aos poucos. Basta olhar para algumas décadas atrás e observar como eram tratadas algumas subculturas ou grupos minoritários e como elas estão fazendo sucesso no mainstream hoje em dia, em nível popular. A humaniade sempre está nessa dinâmica de mudança.

E é isto, espero ter ajudado nosso querido inscrito do canal e você que nos lê. É difícil falar de maneira geral sobre um assunto que daria para desmembrar-se em diversos exemplos, mas espero ter ajudado. Por gentileza, inscreva-se no canal também que muito em breve sairá a continuação da série sobre Moda Alternativa e diversos outros vídeos que já estão na nossa programação. Siga-nos por e-mail e através de nossa página no Facebook. Também temos um grupo. ;3 Você pode deixar sua opinião sobre o tema e suas próprias experiências nos comentários abaixo, lembre-se apenas de serem gentis uns com os outros. E nos vemos no próximo post!

Agradecemos sua visita ao Universo Alternativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As opiniões expressas nos comentários não necessariamente refletem nossa opinião.